sexta-feira, 13 de maio de 2011

Opinião #25: "Anoitecer" (Livro)

- ANOITECER -

Capa:
Autora:
Karen Marie Moning

Informação:
Edição/reimpressão - 2010
Páginas - 264
Editor - Edições Contraponto
ISBN - 9789896660123
Idioma - Português

Sinopse:
«O meu nome é MacKayla, Mac, para simplificar. Sou uma vidente de sidhe, uma das que vê os Fae, um facto que aceitei apenas há pouco tempo e com grande relutância. A minha filosofia é muito simples - seja que dia for em ninguém tente matar-me é um dia bom, na minha maneira de ver. Não tenho tido muitos dias bons, ultimamente, desde que as paredes entre o Homem e os Fae se desmoronaram. Mas, na verdade, não existe um único vidente de sidhe vivo que tenha tido um dia bom desde então.»

Antes de ser assassinada, a irmã de MacKayla deixou uma única pista sobre a sua morte - uma mensagem enigmática no telemóvel de Mac. Numa viagem à Irlanda em busca de respostas, Mac vê-se subitamente perante um enorme desafio: conseguir manter-se viva até conseguir dominar um poder que não fazia ideia possuir, um dom que lhe permite ver para lá do mundo do Homem, para o perigoso reino dos Fae… Enquanto Mac mergulha cada vez mais fundo na tentativa de solucionar a misteriosa morte da irmã, todos os seus movimentos são seguidos pelo sombrio Jericho… e o implacável V’lane - um Fae-alfa que transforma o sexo num vício para as mulheres humanas - aproxima-se dela. À medida que as fronteiras entre os dois mundos começam a desmoronar-se, a verdadeira missão de Mac torna-se clara: encontrar o poderoso Livro Negro Sinsar Dubh antes que mais alguém o reclame, pois quem conseguir chegar até ele primeiro terá nas mãos o controlo completo sobre ambos os mundos…

[COMPRE ESTE LIVRO NA WOOK]

-----

Opinião:

Já tinha passado por esta série várias vezes, tanto em português como em inglês, e foi daquelas que fui adiando a leitura, mas que a premissa me parecia interessante. Acabei por pedir emprestado o primeiro volume para ver se gostava, e como em quase todos os livros que peço emprestados, adorei e vou comprar para a minha biblioteca.

Quanto à história, a sinopse é bastante completa e não há muito mais a dizer. Gostei bastante de toda a "novidade" desta história, com a criação destes diferentes mundos, criaturas, hierarquias e tudo o mais, mas ao mesmo tempo passando-se no tempo actual e na nossa sociedade (em vez de se passar totalmente num mundo de fantasia, o que ajuda o leitor a associar-se àquilo que está a ler).

Devo dizer que a escrita da autora me surpreendeu. Não que eu estivesse à espera que ela escrevesse mal, pois quando leio livros de autores que não conheço tento não entrar na leitura com ideias pré-concebidas, mas é uma escrita bastante fluída, que nos leva a passar página atrás de página, e quando damos por isso já estamos no fim. Um autor que não me faça sentir quase "obrigada" a pegar no livro para o acabar tem logo direito a bastantes pontos na minha "consideração literária".

Vou com certeza continuar a série (quero ver a Mac e o Jericho juntos!), mas no original, pois já li algures que a Contraponto não vai continuar a traduzir a série, e embora não saiba se é verdade ou não, como a mim me é indiferente ler em inglês ou em português, sempre me sai bastante mais barato e não corro o risco de me deparar com erros de tradução (como tanto me acontece).

Se gostam de fantasia, e de histórias que vão para além dos relacionamentos amorosos das personagens (o que hoje em dias é por vezes difícil de encontrar), recomendo!

1 comentário:

  1. Já li tudo e só posso aconselhar, apesar de o último volume ter um bocado de palha. ;)

    ResponderEliminar