segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Opinião #43: "Capitão América" (Filme)

- CAPITÃO AMÉRICA -

Trailer:



Ficha Técnica:
Acção/Aventura, 125 min
Realização - Joe Johnston
Argumento - Christopher Markus, Stephen McFeely
Interpretação - Chris Evans, Hayley Atwell, Hugo Weaving, Richard Armitage, Stanley Tucci, Tommy Lee Jones

Sinopse:
Os primórdios do Universo Marvel, quando Steve Rogers se apresenta como voluntário para participar num programa experimental que o irá tornar no Super Soldado conhecido como Capitão América. Agora, Rogers irá unir esforços com Bucky Barnes e Peggy Carter para entrar em guerra contra a organização maléfica Hydra, liderada pelo vilão Caveira Vermelha.

-----

Opinião:

Como já por mais do que uma vez aqui expressei no blog, eu adoro ver tudo o que sejam filmes da Marvel, e por isso não podia deixar de ir ver esta "primeira" aparição do Capitão América. E o veredicto foi: adorei, iria facilmente ver outra vez! Mas se comparar com o "X-Men: O Início", se calhar gostei mais deste último, também pelo facto de não ser tão fã da personagem do Capitão América como sou das personagens que fazem parte dos X-Men.

Mesmo por não conhecer tão bem a história da personagem, talvez este tenha sido o filme da Marvel em que estive mais "solta" no que respeita a fazer comparações filme/bd's. Não me recordo mesmo de ler nada do Capitão América (apenas dos Avengers), por isso bem que podem ter mudado imenso a história para o filme, que já comentaram comigo que foram mesmo feitas algumas alterações, mas eu não dei por nada, e pude aproveitar bastante mais o filme.

Mas do pouco que conhecia, fiquei contente de ver algumas coisas incluídas! Por exemplo, o facto de aparecer o senhor que vai ser o pai do Homem de Ferro (quem viu os filmes depressa faz a associação, tanto pelo apelido do homem como por cenas em que se pode visivelmente comentar mesmo "tal pai, tal filho!"), e por terem incluído uma pequena curiosidade. Na capa do número 1 da banda-desenhada do Capitão América, ele aparece a dar um murro ao Hitler, e no filme conseguiram incluir, de uma forma bastante engraçada, esse pormenor!

Quanto ao filme em si, gostei bastante por estar cheio de acção (sou tão maria-rapaz nestas coisas) e por ter um ritmo bastante bom, quase nem se dá conta do tamanho do filme. Tem apenas menos cinco minutos que o último filme do Harry Potter, mas pareceu-me muito mais pequeno!

Também não é segredo para ninguém que gosto de tudo o que envolva a II Guerra Mundial, o que foi o caso deste filme. Mas não pude deixar de me lembrar, por várias vezes ao longo do filme, que por volta daquela mesma altura, e se calhar nem muito longe dali, andavam também o Magneto, o Professor X e a sua "trupe" a dar uns sopapos aos nazis! Pelos vistos o Hitler era tão mau, que tudo o que é seres com poderes sobrenaturais andava atrás dele...

Já vi vários comentários contra a contratação do Chris Evans para o papel de Capitão América, dizendo que podiam ter encontrado um melhor actor. A essas pessoas eu digo: se andaram atrás dele durante imenso tempo, a ouvir recusa atrás de recusa, até que pela terceira vez ele lá aceitou, é porque algum valor ele tem, se não tinham mesmo passado à frente e procurado outro! Sim, é verdade que ele não é daqueles actores brilhantes como o Christian Bale (para enumerar um colega de adaptações de BD's), mas chega e bem para o papel que lhe deram.

Resumindo, recomendo a quem é fã deste género de filmes, e para quem o vai ver ao cinema, deixo uma recomendação: não saiam da sala quando começarem os créditos, pois mesmo no final há mais uma cena, e depois um teaser trailer do GRANDE filme que vai ser o dos Avengers!

Sem comentários:

Enviar um comentário