quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Opinião #47: "Belladonna" (Livro)

- BELLADONNA -

Capa:
Autora:
Anne Bishop

Informação:
Edição/reimpressão - 2009
Páginas - 384
Editor - Saída de Emergência
ISBN - 9789896370961
Idioma - Português

Sinopse:
Há muito tempo, Efémera foi dividida em inúmeras paisagens mágicas ligadas somente por pontes. Pontes que podem levar quem as atravessa para onde realmente pertence e não ao local onde pretende chegar.
Uma a uma, as paisagens de Efémera estão a cair na sombra. O Devorador do Mundo está a espalhar a sua influência, manchando as almas das pessoas com dúvida e medo, alimentando-se das suas emoções mais negras. A cada vitória o Devorador aproxima-se da conquista final.
Apenas Glorianna Belladonna possui a habilidade de frustrar os planos do Devorador. Mas os seus poderes foram mal interpretados e incompreendidos. Determinada a proteger as terras sob o seu domínio, Glorianna defrontará o Devorador sozinha se assim estiver no seu destino.

[COMPRE ESTE LIVRO NA WOOK]

-----

Opinião:

Quando acabei de ler o "Sebastian", o livro anterior a este, achei que tinha acabado de uma forma suficientemente boa para não necessitar de uma continuação (embora raramente alguém se queixe de ter Anne Bishop para ler), por isso acabei por adiar de certa forma a leitura deste, devido à minha falta de curiosidade. Mas passados alguns capítulos já estava envolvida na história novamente!

Aquilo de que mais gostei neste livro foi o facto de podermos conhecer outras partes de Efémera, o mundo formado por paisagens ligadas entre si através de pontes. No primeiro livro apenas "vimos" a parte do mundo sob o controlo das paisagistas, sobretudo Belladonna e a sua mãe, mas neste segundo grande parte da história passa-se em locais onde os habitantes desconhecem a natureza inconstante do seu mundo, e onde as paisagistas são tratadas como bruxas e feiticeiras, por não serem compreendidas as suas habilidades. Foi interessante ver retratado num livro com uma componente de fantasia tão forte assuntos tão reais como o preconceito.

Algo que também notei neste livro em relação ao outro, é que tem uma componente de romance mais forte. Nota-se um criar de várias relações (e supomos a futura criação de outras), que aqui já acabam por deixar pontas soltas para continuação da história. O final do livro também deixou bastante por dizer, se o primeiro tivesse acabado assim tinha ido a correr comprar o seguinte! Estou bastante curiosa para ler o terceiro livro nesta série, que já foi anunciado e que, desta vez, aguardo ansiosamente.

Podem reparar que esta opinião está bastante mais curta do que o normal, e posso explicá-lo: em primeiro lugar, não sei como comentar mais o livro sem explicar longamente a história (e por isso prefiro que fique uma opinião curta do que monstruosa); em segundo, qualquer tempo que passem a ler a minha opinião, é tempo em que poderiam (e deveriam) estar a ler qualquer livro da Anne Bishop!

Para quem gosta de um bom livro de fantasia, original, com uma escrita brilhante e um worldbuilding que não lhe fica nada atrás, este é um de vários livros da autora que não pode faltar nas estantes.

8 comentários:

  1. *faz vénia*
    omfg, omfg, omfg.
    thank you, thank you, thank you.
    se não te importares, eu prefiro o do grupo, assim babo-me para o charles e para o magneto xD

    ResponderEliminar
  2. really? posso ficar com dois? *.*
    nesse caso prefiro o do grupo e do charles.
    thank you, thank you, thank you.

    ResponderEliminar
  3. O que achaste deste em relação ao Sebastian? Pessoalmente o Sebastian cativou-me bastante mais!

    ResponderEliminar
  4. se quiseres, dou-te a minha morada, porque não sei quando vou novamente a Lisboa.

    ResponderEliminar
  5. Mar, sinceramente, gostei dos dois, mas de maneiras diferentes. Mas se tivesse mesmo que escolher um para preferido, também tinha de ser o Sebastian!

    ResponderEliminar
  6. parece que o problema de entregar os posters foi resolvido xD
    a Cris vai a Lisboa antes de vir ao Porto e podes combinar com ela para se encontrarem.
    que me dizes?

    ResponderEliminar
  7. hum... li este livro à pouco tempo e cruzei-me aqui com o teu blog! Vai haver ou existe um terceiro livro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) Sim, vai haver um terceiro. Da última vez que me informei sobre isso estava ainda a ser escrito, por isso até que saia por estes lados vai levar o seu tempo :)

      Eliminar